Dinamometria manual

 

A dinamometria manual consiste em um teste simples e objetivo que tem como princípio a aferição da força máxima voluntária de preensão manual. Consiste num teste realizado com um aparelho portátil chamado dinamômetro sendo um procedimento rápido, de baixo custo e pouco invasivo.

Equipamentos necessários: dinamômetro manual, cronômetro

Procedimentos: Estudos indicam que as variações da posição do corpo influenciam significativamente nos resultados da avaliação da força de preensão de mão. Desta forma a American Society of Hand Therapists (ASHT) recomenda que o avaliado esteja confortavelmente sentado, posicionado com o ombro aduzido, o cotovelo fletido a 90º, o antebraço em posição neutra e, por fim, a posição do punho pode variar de 0 a 30º de extensão.

Quando estiver pronto o sujeito aperta o dinamômetro com esforço isométrico máximo, que é mantido por cerca de 5 segundos. Nenhum outro movimento do corpo é permitido. O avaliado deve ser fortemente encorajado a dar um esforço máximo. A forma como o comando verbal é passada do avaliador também é um fator influente. Estudos sugerem que o uso de um volume mais alto de voz durante as instruções pode influenciar positivamente no resultado do teste.

Recomenda-se que a média de três medidas seja usada, não havendo necessidade de estender períodos de descanso entre as medidas porque as diferenças de medidas são muito pequenas. Um aquecimento antes do teste pode aumentar a força de preensão.

Variações: A posição da mão e do corpo do avaliado pode variar em diferentes protocolos. Alguns equipamentos sugerem a avaliação com o sujeito de pé, com afastamento lateral das pernas, os braços ao longo do corpo, o punho e o antebraço em posição de pronação, segurando confortavelmente o dinamômetro na linha do antebraço e com sua escala de medida voltada para o avaliador.

Valores de referência: Os valores de referência de força de preensão manual têm sido buscados em vários estudos em diferentes populações, divididos por grupos de idade, gênero e lateralidade. Conhecer os valores de referências de cada população especifica é fundamental para uma melhor avaliação seja qual for o objetivo desta avaliação. As tabelas abaixo apresentam alguns escores para diferentes populações.

Tabela 1. Média total de força de preensão manual (FPM)

 

Fonte: Talsania & Kozin, 1998. O dinamômetro utilizado foi o NK digits grip, a população de norte americanos e a posição foi a recomendada pela ASHT.

Tabela 2. Dinamômetro Grippit: valores de referência (FPM) para mulheres e homens australianos respectivamente

Fonte: Massy-Westropp et al. (2004).

 

Tabela 3. Dinamômetro JAMAR: valores de referência (FPM) para australianos

Fonte: Massy-Westropp et al. (2004).

 

Tabela 4. Valores de normalidade (FPM) em mulheres e homens respectivamente

 

Adaptado de Luna-Heredia et al. (2005) Os dinamômetros Baseline e Grip-d foram usados em kilogramas e a população espanhola.

Tabela 5. Valores de referência (FPM) em homens e mulheres respectivamente

 

Adaptado de Bhannon et al. (2006) O dinamômetro usado foi o JAMAR e a população dos EUA, Austrália, Canadá, Ucrânia e Suécia.

Tabela 6. Valores de referência (FPM) dos lados dominante e não dominante, em homens e mulheres respectivamente

 

Adaptado de Caporrino et al. (1998) O dinamômetro utilizado foi o JAMAR e a população brasileira.

Tabela 7. Valores de referência (FPM) em homens e mulheres de diferentes nacionalidades

 

Adaptado de Innes, 1999. O dinamômetro foi o JAMAR e a posição a recomendada pela ASHT.

Tabela 8. Média e erro padrão da variável (FPM)

 

Fonte: PNAFS, 2003. Adaptado de Schlussel, 2006. O dinamômetro utilizado foi o JAMAR, e a população brasileira.

Tabela 9. Tabela de referência para homens e mulheres

Classificação * Homens (kg) Mulheres (kg)
excelente > 64 > 38
muito bom 56-64 34-38
acima da média 52-56 30-34
média 48-52 26-30
abaixo da média 44-48 22-26
ruim 40-44 20-22
muito ruim <40 <20

Fonte: www.topendsports.com / População desconhecida.

Validade: A validade do teste de preensão de mão como uma medida de força, em geral tem sido questionada, pois a força dos músculos do antebraço não representam necessariamente a força de outros grupos musculares. Existem outros testes específicos capazes de avaliar a força de outros grupos musculares específicos.

Confiabilidade: A precisão e a manutenção da calibração do dinamômetro manual têm sido considerados fatores importantes diretamente relacionados à confiabilidade da avaliação. Recomenda-se que a calibração do dinamômetro seja checada no mínimo uma vez por ano ou a cada 4 ou 6 meses caso o aparelho seja usado diariamente.

Vantagens: A dinamometria manual é um método pouco invasivo, de baixo custo, de fácil aplicabilidade e reprodutividade além de ser um teste que requer pouco tempo de execução.

Desvantagens: O dinamômetro deve ser ajustado para o tamanho da mão, caso contrário, poderá interferir no resultado da avaliação.

Outras informações: A maioria dos pacientes apresenta uma diferença de 5% a 10% sobre a medida de preensão entre suas mãos dominantes e não dominantes. Esta regra estabelece que a força de preensão na mão dominante é aproximadamente 10% maior que na mão não dominante.

Referências Bibliográficas:

FIGUEIREDO, IM.; SAMPAIO, RF.; MANCINI, MC.; SILVA, FC.; SOUZA, MA..Teste de força de preensão utilizando o dinamômetro Jamar. Acta Fisiatr.; 14(2): 104 – 110;  2007.

GUEDES, DP.; GUEDES, JE.. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. 1ª ed. São Paulo: Ed. Manole,2006, 484p.

NASCIMENTO, MF.; BENASSI, R.; CABOCLO, FD.;  SALVADOR, AC.; GONÇALVES, LC..  Valores de referência de força de preensão manual em ambos os gêneros e diferentes grupos etários. Um estudo de revisão [Internet]. EFDeportes.com [acesso em 24 de janeiro de 2011]. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd151/forca-de-preensao-manual-em-ambos-os-generos.htm

SCHLÜSSEL, MM.; ANJOS, LA.; KAC, G.. A dinamometria manual e seu uso na avaliação nutricional. Revista de Nutrição. Vol. 21; nº 2; Campinas. Mar./Abr. 2008.

TSN. Handgrip Strength Test [Internet]. Topend Sports Network [acesso em 24 de janeiro de 2011]. Disponível em: http://www.topendsports.com/testing/tests/handgrip.htm

Prof. Luciano Carlos Fernandes
Educador Físico – CREF 6 / MG – 4812 G
Docente do Curso Licenciatura em Educação Física – UNIPAC / GV
Pós-Graduado em Treinamento Desportivo – UFV
Editor do www.educacaofisica.org

Classificados:

Vendo dinamômetro manual Camry (novo)

Dinamômetro Manual Digital Camry - Frete Grátis

Clique aqui para obter informações

ENVIE UM EMAIL PARA admin@educacaofisica.org PARA OBTER INFORMAÇÕES DE COMO ADQUIRIR DINAMÔMETROS MANUAIS, DORSAIS E ESCAPULARES.

 

 
Esta entrada foi publicada em Determinação da força, potência e resistência muscular e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a Dinamometria manual

  1. SERGIO SILOS CORREIA disse:
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 Windows XP Windows XP

    Bom dia
    Sou de Campinas SP, prestei um concurso publico e fui aprovado para segunda fase.
    Esta próxima fase precisoi usar os aparelhos de dinamometo.
    Por favor, como consigo verificar antes estes testes?
    Há alguma clínica, ou algum lugar que eu poderia verificar antes estes testes?
    Agradeço desde já.
    Muito obrigado
    Sérgio Silos
    19 37724310
    19 30299290.

  2. gisele disse:
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 Windows XP Windows XP

    bom dia
    é possivel fazer esse teste antes da prova,onte ecomo posso fazer? obrigada

    • canandes disse:
      Firefox 8.0.1 Firefox 8.0.1 Windows Vista Windows Vista

      Olá Gisele. Existem clínicas e consultórios de medicina ocupacional que possuem dinamômetros. Procure uma destas clínicas em sua cidade para poder verificar a possibilidade de realizar o teste. Você poderá encontrar também em laboratórios de instituições de ensino superiores e academias de ginástica. Abraços!

  3. Pingback: Sergio silos | Monicalink

  4. Mário Corrêa disse:
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 Windows XP Windows XP

    Gostaria de receber manual sobre dinamometria lombar

  5. Roromy Hoepers Junior disse:
    Google Chrome 19.0.1084.56 Google Chrome 19.0.1084.56 Windows XP Windows XP

    Boa tarde

    Existe alguma literatura que forneça a correto ajuste do dinâmometro para mão, possuo um dinâmometro com 4 niveis de pega como posso classificar cada pega?

  6. Wilson Machado disse:
    Google Chrome 21.0.1180.89 Google Chrome 21.0.1180.89 Windows XP Windows XP

    Olá,
    Meu nome é Wilson, na intenção de se preparar para concurso gostaria de saber se dá para adquirir força, se dá resultado ficar apertando aquelas bolinhas de borracha (tamanho aproximado ao da bola de tênis).

    Agradeço desde já.

  7. debora disse:
    Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 Windows XP Windows XP

    ola!!!
    tenho uma apresentação pratica de dinamometria manual.
    gostaria de saber como poderia aplicar?
    tambem gostaria de saber se o mesmo aparelho é usado pelo homen e a mulhe?
    qual a diferensa da foça do mesmo?
    abrigada.

    • canandes disse:
      Firefox 21.0 Firefox 21.0 Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      OLÁ! OBRIGADO PELO CONTATO! O PROTOCOLO DE DINAMOMETRIA ALTERA-SE DE ACORDO COM O MODELO DO DINAMÔMETRO. POR EXEMPLO, COM O DINAMÔMETRO JAMAR A AVALIAÇÃO É FEITA COM O INDIVÍDUO SENTADO, COM O MODELO BASELINE A AVALIAÇÃO É FEITA COM O INDIVÍDUO DE PÉ. O APARELHO É O MESMO PARA HOMENS E MULHERES, O QUE ALTERA É A CLASSIFICAÇÃO DADA AOS RESULTADOS PARA CADA SEXO. ESTES PROTOCOLOS VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR DESCRITOS NO SEGUITE LIVRO: GUEDES, DP.; GUEDES, JE.. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. 1ª ed. São Paulo: Ed. Manole,2006, 484p.

  8. Luciano Oliveira disse:
    Google Chrome 26.0.1410.43 Google Chrome 26.0.1410.43 Windows XP Windows XP

    Prezados,

    Existe algum software de avaliação física que possa avaliar os testes de dinamometria lombar, escapular e de força de membros inferiores?

    • canandes disse:
      Firefox 21.0 Firefox 21.0 Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition

      OLÁ LUCIANO! OBRIGADO PELO CONTATO! O SOFTWARE PHYSICAL TEST DA TERRAZUL INFORMÁTICA CONTÉM O PROTOCOLO DE DINAMÔMETRIA. PORÉM, AO INVÉS DE DINAMOMETRIA ESCAPULAR TEM A MANUAL, LOMBAR E DE MEMBROS INFERIORES.
      NESTE SOFTWARE ELES UTILIZAM O PROTOCOLO DESCRITO NO SEGUINTE LIVRO: GUEDES, DP.; GUEDES, JE.. Manual Prático para Avaliação em Educação Física. 1ª ed. São Paulo: Ed. Manole,2006, 484p.

      ABRAÇOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


oito − = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>